quinta-feira, 1 de julho de 2010

A ILHA ENCANTADA

Ilha da Madeira - Agosto 2009

Não encontro palavras para descrever a comunhão, muito forte, do madeirense com a sua ilha.

A dedicação pela sua terra é enorme. O respeito pela natureza, o cuidado extremo que têm por todos os cantinhos e pelos sítios mais incríveis, de difícil acesso, são surpreendentes.

Na hora da devoção a sua dádiva total reflecte-se nos magníficos tapetes de flores.











Mas... Não se pense que as flores e os verdes que compõem os maravilhosos tapetes são arrancados dos jardins e dos montes de forma arbitrária. Tudo é executado com um cuidado extremo, sem "ferir" a sua deusa Flora - a deusa das flores.

Tudo é belo, nesta ilha encantada!

11 comentários:

  1. Una isla paradisíaca, espectaculares fotos dignas de verse. Gracias.
    Un saludo cariñoso.

    ResponderEliminar
  2. Que felicidade morar num lugar assim, desfrutar de toda essa exuberância!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. olá amigos.
    as flores são uma das coisas mais lindas que Deus nos deu para enfeitar a nossa vida,
    as flores da 4ª foto que aqui eu chamo de lirios, a minha mãe tem, e eu os adoro, tem um perfume maravilhoso.
    fico feliz em saber que vocês tem cuidado com as flores, nada pior que destruir para fazel alguma coisa, com preservação tudo é mais bonito.

    beijo para si e moura encantada.

    ResponderEliminar
  4. Micael

    O respeito pela natureza é uma questão de educação.Infelizmente aqui no nosso país,muitos não foram educados pela preservação da mesma.Os Estados mais prósperos,cultivam esse hábito de preservação,mas outros ficam muito a desejar.
    Eu sempre morei em casa e,minha mãe adorava mexer na terra,assim como a mãe dela que era portuguesa,sempre respeitaram a natureza,então aprendemos desde pequenos gostar e amar cada pedaço de chão.
    Tenho três irmãos que tem uma firma de Paisagismo em Avaré,gostaria que vc os conhecessem,fazem jardins belíssimos,amam as plantas,as flores...tudo lá é muito bonito,aprendemos com nossos avós e com nossos pais a respeitar a natureza.
    Quando vejo esses tapetes de flores que nem os que colocou aqui,fico até emocionada,porque imagino quem fez isso,deve ser uma pessoa muito especial mesmo,que ama as flores tanto quanto eu.
    Abços

    ResponderEliminar
  5. A "minha" deusa é mesmo muito especial !

    E eu fico surpresa com a quantidade de flores maravilhosas que são usadas nos tapetes !!!
    Onde estão essas flores todas ?
    Vem de floriculturas, vem dos jardins particulares ou nascem nos campos ?
    Enquanto eu fico pelejando por aqui por umas minguadas florzinhas, na Madeira elas existem aos milhares !

    Agora estou feliz, pois ganhei uma enorme quantidade de mudas de Copo-de-Leite, planta que gosto muito. Espero ter uma bela florada no verão !

    BJS

    ResponderEliminar
  6. Eles têm sim que ser devotos à essa terra maravilhosa...Terra que traz todo esse colorido, esse incrível visual!

    Não me lembro de ter visto algo tão lindo!

    Obrigada por fazer minha manhã florida,

    Um abraço extensivo à Moura Encantada!

    ResponderEliminar
  7. Excelentes fotos!
    De facto a Madeira é lindíssima, com paisagens admiráveis.
    Recordo com saudades diversas "levadas" que tive oportunidade de fazer com alguns amigos, e que me permitiram conhecer melhor a Ilha.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  8. Olá amigo Micael! Sua querida ilha cada vez mais nos surpreende com tantas maravilhas... Dignos e merecedores de elogios são as pessoas que preservam e criam este paraíso... A educação aliada a sensibilidade e amor ao próximo constituem os alicerces deste povo feliz!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  9. Ola Micael. Desculpe mas tenho que discordar. Ha' na Madeira imensos atropelos 'a natureza e ao meio-ambiente. E' uma ilha lindissima (verdade) mas respeito pela natureza e' algo que nem sempre se ve. Poderia dar imensos exemplos, mas comeco por apontar uma muralha na praia de Porto Santo que estava a ser construida, ha poucos meses, na praia, a poucos metros da 'agua. Gosto imenso das fotos que coloca no blogue, mas devo dizer (e espero que nao leve a mal) que muitas vezes e' uma abordagem muito idealista. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Amiga Rubi
    Nada neste mundo é perfeito! É verdade. Mas se viver neste Portugal continental, acabará por verificar que a Ilha a Madeira é uma ilha maravilhosa. Reconheço que, para os lados de Câmara de Lobos (por exemplo), existem também situações desagradáveis, até pelo contraste com o resto da ilha. Se a abordagem que faço é idealista, isso se deve a uma ilha que nos oferece muito de belo! Como poderia inserir tantas imagens maravilhosas se a Ilha da Madeira não as tivesse?
    Bjs e escreva sempre.

    ResponderEliminar
  11. Adoro a Madeira. A terra de meus pais. Fui a Madeira em Agosto de 2008 visitar a familia. Gostaria de ir novamente estou com muitas saudades.

    Maria

    ResponderEliminar