sexta-feira, 7 de agosto de 2009

RECORDAÇÕES

Na ilha da Madeira, o vime é utilizado para fazer artigos de uso comum: cestos para flores, tabuleiros, cestos para uso doméstico (em vários tamanhos), caixas, malas, cadeiras, mesas, berços...

É na Camacha que se localiza a produção destes artigos.





O "Brinquinho" (chocalho) é um instrumento musical típico da Madeira. Os ranchos folclóricos utilizam-no em todas as danças e cantares.

No meio rural o povo utiliza nos arraiais um instrumento semelhante, mais rústico, designado de "Brinco". Dançam e cantam à volta dele de forma espontânea, improvisada e com muita alegria.






Porta-moedas / recordações da Madeira.

9 comentários:

  1. Maravilha . Todo o artesanato me encanta.
    Aqui destaco os vimes , pois tenho bastantes por ser apreciadora.

    Bom fim de semana

    Um bjto

    ResponderEliminar
  2. Bom fim de semana para ti, também.
    Beijos nossos

    ResponderEliminar
  3. OI
    ESSAS CESTAS DE VIME, COM ABERTURA, LEMBRAM PIK NIK, CHEIAS DE GULOSEIMAS PARA UM PASSEIO NO PARQUE, OU NO CAMPO, OU NA COLONIA(INTERIOR)COMO DIZEM MEUS FILHOS, UMA DELÍCIA...
    BEIJO.

    ResponderEliminar
  4. Ola!

    Adoro artesanato.os cestos de vime me encanta.
    Tenho vários em casa, ate aqui ao pê de mim tenho um com revistas.
    Quando fui a Ilha da Madeira em visita,já vão muitos anos, alguém me ofereceu uma boneca, boneca essa que ainda hoje faz parte das minhas recordacoes
    Penso em voltar la,porque se algo que me traz na lembrança e as flores, algo que nunca esqueci e era no tempo uma criança.
    Desejo-te um bom fim de semana com tua Moura encantada.
    Mil beijos em vocês os dois
    Rachel

    ResponderEliminar
  5. Olá, Micael!!

    Nem imagina o que me ri com o seu comentário!! Foi dos mais engraçados que já recebi! ahahahahah

    Adorei essa foto dos cestos! Adoro cestos e cestinhos, e arranjo-lhe sempre uso aqui em casa.

    E os chocalhos?... Finalmente descubro que isso se chama chocalhos!! Também tenho um chocalho aqui em casa, que uma vez achei no lixo.
    É muito engraçado, com os bonequitos madeirenses, e as caricas furadas no centro para fazerem música.

    Muito prazer em conhecê-lo!

    ResponderEliminar
  6. Vim agradecer a visista ao meu espaço, onde será sempre bem-vindo!!
    Aproveito para lhe dar os parebéns pelo seu!

    ResponderEliminar
  7. Rosan, Whispers e Hazel

    Obrigado pela visita e pelos vossos comentários.

    Beijos para as três e um bom fim de semana
    do
    Micael e Conceição

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito de ver o artesanato da Madeira !
    As cestas de vime também são muito usadas por aqui (herança portuguêsa ?), e os porta-moedas devem ser de couro, não é ? São pintados ?
    Muito interessantes...
    Obrigada por mostrar-nos mais um pouco da sua Ilha querida.

    ResponderEliminar
  9. Flora Maria
    Na próxima sexta-feira estarei, mais uma vez, na Ilha da Madeira. Irei à Camacha tirar uma fotos sobre o fabrico de artigos em vime para vos mostrar.

    ResponderEliminar