Os Carros de Cesto da Ilha da Madeira são actualmente um meio de transporte para turistas que visitam o Monte, local onde se encontra a Igreja da Nossa Senhora do Monte (padroeira da Ilha da Madeira), parques e jardins fabulosos.
É um meio de transporte que data de 1850. O carro é feito de vime assente numa estrutura em madeira. Em vez de rodas tem dois patins que permitem deslizar o carro por uma rua com bastante inclinação, numa extensão de 2 quilómetros.
Estes trenós de verga são manobrados por dois condutores, chamados CARREIROS. As botas são utilizadas como travões.
Havia outros três transportes muito comuns na Ilha da Madeira, no século XIX e na primeira metade do século XX:
- Os Carros de Bois. As pessoas sentavam-se nos dois bancos feitos em verga e com uma estrutura assente em dois patins. Dois bois puxavam estes carros (trenós) pelas ruas da cidade do Funchal.
Micael, é interessante para quem está sentado, mas fiquei com pena dos carreiros...rsrs!
ResponderEliminarAssim como a Gina, eu também preocupo-me com os carregadores. Até a charrete puxada por cavalo, e que é tão charmosa, faz-me pena dos bichinhos.
ResponderEliminarMas não deixa de ser interessantíssimo.
Bjs
Muy interesante lo que nos cuentas. Las canastas muy divertidas, como juego de niños :)
ResponderEliminarSaludos desde México
Interessante.
ResponderEliminarÉ deveras interessante ler ver e constatar que há pessoas que apesar de não viverem cá na ilha a adorem como vocês. Obrigada. fico feliz por saber que mesmo longe (pois vi que vive em Portugal continental)fale da minha ilha com tanto amor como se fosse madeirense. basta uma costela para que isso aconteça. Agradeça aos seus aos madeirenses.
ResponderEliminarCaro amigo, fotos espectaculares....
ResponderEliminarUm abraço
Obrigada pela visita.
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarDesculpe estar a invadir o seu blog, mas como vi que comentou no da avogi a foto da minha trepadeira, venho só pedir para olhar no meu blog as fotos que tirei hoje (detalhe da flor) e verificar se é a Viuvinha ou a Estrela Azul.
E, já agora, adorei ver um descendente de madeirenses com as raízes tão bem fincadas.
Parabéns e continue a divulgar este cantinho.
Belas imagens
ResponderEliminarBeijinhos