terça-feira, 13 de março de 2012

AS ILHAS PÚRPURAS (1ª parte)

Ilha da Madeira - Agosto 2009

Para quem tiver curiosidade em conhecer as origens da Ilha da Madeira recomendo uma visita ao museu "Madeira Story Centre" situado na parte "velha" da cidade do Funchal, perto do teleférico que nos leva à Srª do Monte.
















Ficamos a saber a origem vulcânica da ilha.















Os romanos e mouros tinham conhecimento da existência da ilha da Madeira.



















... as Ilhas Púrpura










O Infante D. Henrique apercebe-se da importância estratégica de domínio dos mares do norte de África que os mouros até então detinham. Interessa-se pelo conhecimento da costa ocidental africana e pela descoberta de novas terras.











Incumbe o seu escudeiro, João Gonçalves Zarco, a percorrer a costa africana.




















Em 1419 João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo planeiam navegar até à ilha da Madeira a partir da ilha de Porto Santo...











Caravela. Barco de velas triângulares que permitia bolinar / navegar contra o vento.



















O Astrolábio

O Quadrante Náutico

Ao percorrermos o museu temos a oportunidade de conhecer também o desenvolvimento da Ilha Madeira ao longo de vários séculos;  Da produção da cana-de-açucar, do surgimento dos belos bordados da Madeira, do saboroso vinho da Madeira...

3 comentários:

  1. Vantagem e sorte nossa deixarem fotografar. Cuidado deve ter havido. Assim, até um dia poder ver com olho próprio, mais de perto sendo.
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ilhas Púrpuras, que nome poético...

    Por que mudaram para Madeira ? Também gosto, mas o nome Ilhas Púrpuras transmite algo de mágico, de misterioso...

    O importante porém, é a beleza e a história que esse lugar encantado possui !

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando os portugueses chegaram à ilha da Madeira econtraram a ilha toda ocupada predominantemente por uma floresta densa de Laurisilvas. Razão porque lhe deram o nome de Madeira. Actualmente, o lado Sul da ilha é muito povoada e a floresta / hoje património mundial, ocupa essencialmente o lado Norte da ilha. Há historiadores que levantam dúvidas se as "ilhas Púrpuras" são as ilhas da Madeira e Porto Santo!.. Põem como outra hipótese as ilhas Canárias!?..

      Eliminar