Ilha da Madeira - 2009
Em 1992 a Câmara Municipal do Funchal decidiu criar um novo espaço urbano - A Praça de Colombo.
Este espaço, que tem uma carga histórica muito importante para a cidade do Funchal, ficou dignificado com a recuperação dos edifícios envolventes.
Em 1989 foram realizadas sondagens arqueológicas neste local. Foi descoberto um poço que pertencia à Casa de João Esmeraldo, do século XV, e peças de cerâmica dos séculos XVI e XVII.
Cristóvão Colombo, esteve nessa casa apalaçada que foi demolida em 1876. Por ter residido aqui, a casa passou a ser conhecida como a Casa de Colombo.
A ilha da Madeira produzia naquela época cana de açucar e Cristóvão Colombo deslocou-se, várias vezes, à cidade do Funchal para tratar de negócios do açucar.
Em 1498, na sua terceira viagem às Antilhas, passou por Funchal:
"En la villa le fué hecho muy buen recibimento y mucha fiesta vecino de ella en algún tiempo" como disse Bartolomé de las Casas.
Se eu fosse homem, corajoso e aventureiro, gostaria de ser arqueólogo e me embrenhar por terras distantes em busca da História perdida.
ResponderEliminarMas como sou mulher, frágil, medrosa e comodista (tomar banho frio, nunca !), fico a ler a História que os outros fizeram e o Micael está a contar.
Beijo
O ser mulher não é impeditivo de ser arqueóloga! Ser frágil e medrosa? Artimanha de mulher... Que nós, homens, não nos importamos. Agora, comodista, talvez!..
ResponderEliminarolá Micael.
ResponderEliminarjá eu, amigo tudo que me prende a um mesmo lugar, são as finanças, se não fosse isso, estaria a andar pelo mundo e ver e descobrir tudo que eu pudesse....
esse Colombo sabia viver em grande estilo, mesmo para aquele ano, já era um espetaculo de lugar.
beijo
Belas fotogafias de lindo lugar...Espectacular....
ResponderEliminarUm abraço
Sempre se aprende quando posts como este trazem cultura...
ResponderEliminarBelissimas fotos
Bom resto de semana
bjito da Chinha
A praça está fabulosa!
ResponderEliminar