quinta-feira, 9 de julho de 2009

CURRAL DAS FREIRAS

Agosto 2005

No início da ocupação da Ilha da Madeira, este lugar era conhecido como Curral da Serra, rico em pastagens.

Está localizado no centro da ilha e é rodeado de montanhas muito altas e íngremes, o que dificultou sempre o seu acesso até aos dias de hoje.

Por volta de 1492 / 1497, passou a ser designado como Curral das Freiras em virtude das freiras de Santa Clara passarem a ser as proprietárias destas terras.

Mais tarde, em 1566, a cidade do Funchal foi atacada e saqueada pelos corsários franceses. Perante o ataque, as freiras refugiaram-se neste local que, na época, era de acesso muito difícil e pouco conhecido.



Uma via actual, com um túnel que atravessa a montanha, permite agora chegar mais facilmente, ao Curral das Freiras.

O turista opta pelo acesso antigo. A estrada, recuperada, muito estreita e que nos leva a percorrer até ao cimo da montanha, para depois descer, com curvas e contracurvas constantes, por vezes apertadas, é magnífica e arrepiante.



Do miradouro da Eira do Serrado avista-se lá muito em baixo o Curral das Freiras, a montanha que a rodeia e o serpentear da sua estrada de acesso.

O panorama é arrebatador



A 1 de Novembro, celebra-se a festa da Castanha na Vila do Curral das Freiras. Os seus habitantes aproveitam a castanha para fazerem licores, bolos, pudins e sopas.

2 comentários:

  1. Misericórdia.... que medo desses penhascos.... apesar que gosto muito de "pirambeiras" mas sempre dá aquele friozinho na barriga....parece contradição mas ao mesmo tempo tenho medo e prazer... não gosto muito daquelas paisagens de campo, muito niveladas mas ai já é quase muito para mim....as montanhas tem uma atração que consegem discipar meu medo de lugares muito altos.... o lugar é mesmo único....

    ResponderEliminar
  2. O curral das freiras é dos lugares mais encantadores da madeira! Ve-se toda a formação vulcanica da ilha..tao lindo, é para lá q fugiram as freiars aos ataques dos piratas franceses aquando estes tentaram roubar os nossos tesouros.
    Quanto aos morangos, muita gente se queixa dos melros, mas eu não tenho esse problema, e olhe que por cima dos regos d morangueiros tenho a sombra dos ramos de uma amexeira..e os melros passam avida la dependurados a debicar as ameixas...não tocam nos morangos..tem medo da rute e da renata - as minhas gatas!hehehh muito bom fim de semana a si e esposa!

    ResponderEliminar