segunda-feira, 18 de maio de 2009

500 ANOS DA CIDADE DO FUNCHAL



Entre 1452 e 1454 Funchal, ao receber a sua primeira carta de foral, passa a vila e sede de concelho.

Em 1508, uma Carta Régia assinada por D. Manuel I elevou a vila do Funchal ao estatuto de cidade:

Dom Manuel por graça de deos Rey de portugall & dos algarues daquem & daallem mar em africa Sennor de guinee & da comquista nauegaçom & comercio de ethioopia arabia persia & da yíndia.
A quantos esta nosa carta birem fazemos sabeer que comsiramdo Nos como louuores a noso Sennor ha billa do Funchall na nosa ylha da madeyra tem creçido em mui grãde pouoraçom & como biuem nella muytos fidalguos caualleyros & pessoas homrradas e de gramdes fazendas pollas quaees e pollo gramde trauto da dita ylha esperamos com ajuda de noso Sennor que a dita billa muyto mays se emnobreça & acreçemte e abemdo respeyto ao muyto seruiço que reçebemos dos moradores e esperamos ao diamte reçebeer e des hy por folgarmos de fazeer homrra e merçee ahos ditos fidalguos caualleyros escudeyros e poboo della sem elles nem outrem por elles nollo pedir nem requerer nos de noso moto proprio poder Reall e absoluto com aquella booa boomtade que sempre teemos e teemos pera todo bem & mayor acreçemtamento das cousas da dita billa por esta presente carta nos praz a fazermos e de feyto fazemos çidade & queremos e nos praz que daqui em diamte se ymtitulle e chame çidade & tenha todallas ymsinyas que haas çidades de nosos Regnos pertemçe teer e huse e gouua de todollos priuilegios priminemçias liberdades merçees graças & framqueeas de que gouuem e husam e deuem de gouuir & husar as çidades dos ditos nosos Regnos e que pollos Reys nosos anteçesores e por noz lhe sam outorgados.





CORTEJO HISTÓRICO:

Clique na imagem e veja o VÍDEO (aumente o som):


Em 1846 foi nomeado Governador Civil do Distrito do Funchal.
Deve-se a José Silvestre Ribeiro a primeira acção de promoção do bordado da Madeira.








Clique na imagem e veja o VÍDEO (aumente o som):



Catedral do Funchal


D. Manuel I, rei de Portugal, enviou o arquitecto Pêro Anes ao Funchal para que fosse construida a Catedral do Funchal.
A sua Construção foi concluida em 1514.

3 comentários:

  1. História, beleza, tradição...
    Gosto muito.

    Meu marido perguntou-me se ainda eram feitos os famosos bordados da Ilha da Madeira, e disse-lhe que acreditava que sim.
    Em 1968 meus pais trouxeram uma enorme e linda toalha e com o falecimento de minha mãe, deixei (ainda que com pena...) que a toalha ficasse com a minha irmã.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. As toalhas (bordadas) da Madeira são muito bonitas e... MUITO caras.
    Para além dos bordados característicos há lenços, panos, sacos, bonecos... típicos da Madeira e que são procurados e adquiridos pelos turistas.
    Saudações
    Micael

    ResponderEliminar
  3. Ola....como está? Muito obrigada pelo comentário...vejo que se interessa imenso pelo Funchal...a minha terrinha mais querida...No que concerne aos bordados.. adoro-os..a minha mão costuma fazer e a minha sogra tem imensos, pois bordou toda a vida para as casas de bordados do Funchal..um dia com tempo irei fotografar todos os seus bordados e expor no meu blog...no meu casamento utilizamos uma toalha na mesa do bolo oferecida por uma tia do meu marido (já falecida) com quase 3 metros! Linda mesmo... veja aqui neste link um dos pequenos bordados da minha sogra:

    http://heiligenblummen.blogspot.com/2009/05/um-arranjo-com-flores-do-meu-jardim.html

    Obrigada pela visita e tudo de bom!

    ResponderEliminar