sábado, 31 de agosto de 2013

PAIXÃO AFRICANA

Ilha da Madeira
MUSEU MONTE PALACE
Fundação Berardo

Inserido no Jardim Tropical do Monte Palace e envolvido por árvores e plantas tropicais encontramos um edifício com uma magnífica exposição de esculturas contemporâneas do Zimbabué.

As esculturas em pedra são obras de artistas de Tengenenge.

Tengenenge foi o nome dado ao local por um velho soba, chefe tribal.

Tengenenge significa - O Começo do começo


 
PAIXÃO AFRICANA
 


 
 



quarta-feira, 14 de agosto de 2013

JARDIM TROPICAL MONTE PALACE

Ilha da Madeira

"A floresta domina. Os largos horizontes ficam para lá dos troncos e da folhagem, que tecem, com a luz, poemas singelos – respiram-se no próprio ar, estão suspensos sobre nós e como um dossel mágico, espalham-se no chão em rendas de sombra e claridade."
Maria Lamas, escritora - 1893/ 1983

A Quinta do Monte Palace foi adquirida em 1987 pelo empresário José Berardo.
Ocupa actualmente uma área aproximada de 7 hectares.
Desde 1991 que a quinta, com a nova designação de Jardim Tropical Monte Palace, pode ser visitada.

 






O jardim tropical Monte Palace apresenta-nos plantas exóticas e várias espécies indígenas. O Mocano (Pittosporum Coriaceum), árvore endémica da Ilha da Madeira, foi preservado neste jardim com alguns exemplares magníficos. Podemos também admirar um belo Cedro-da Madeira (Juniperus Cedrus, ssp maderensis), Loureiros e Barbusanos de grande porte.

As Cicas, plantas semelhantes às palmeiras, que apareceram no último período Paleozóico ou Era Primária (há 230 milhões de anos) eram vulgares no Jurássico.

Os Encephalartos (da ordem das Cycadales) são gimnospérmicas, umas são masculinas e outras femininas. Distinguem-se pelo diâmetro dos seus cones: - as masculinas têm um diâmetro menor. Exalam um odor característico ou aumentam a sua temperatura para atrair os insectos para conseguirem a polinização das Encephalartos femininas.


Encephalartos Feminino

Cone feminino libertando as sementes